quarta-feira, 12 de junho de 2013

Depoimento Leitor

Depoimento leitor

  Leitura



Segundo o crítico francês Albalat, "talento nada mais é do que assimilação". Assimilação que decorre de ler, do saber ler, do monitorar a própria leitura, do surpreender-se, do admirar-se diante do texto, o que leva a escrever o que se lê, a internalizar os recursos de expressão, a imitar, o plagiar, e recriar, a criar o próprio estilo.

O ditado popular que diz "a primeira vez a gente nunca esquece", ei de  concordar. Ao buscar na mente as centenas de vezes em que me peguei em dificuldades  de  produzir um texto sempre recorri a leituras de outros textos para então mesmo que para fraseando-os produzir o meu. O ato de de ler é tão grandioso que não  o fazemos apenas com palavras , lemos gestos , objetos, rostos, imagens....
Assim ao ensinarmos Língua Portuguesa devemos levar em conta as finalidades das leituras as quais empreedemos aos nossos alunos.

Meus professores sempre foram rígidos  e muito críticos em suas avaliações. As redações, tinham o tema definido na hora, eram realizadas somente em sala de aula, em pouco tempo. E ainda, deveriam ter as características de um texto original e sem erros de pontuação ou ortografia.Foi dessa forma que aprendi , mesmo com muita cobrança ,a gostar de  ler e escrever.
 Hoje, distante dessas  experiências, consegui  entender o quanto ,mesmo que forçosamente ,  foi importante para mim ter o gosto pela leitura e escrita incentivado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário